• Araraquara.com - O maior e melhor portal de informações e serviços da cidade e região

Reportagens

Espaço Lúdico

Brinquedoteca é ideal para quem tem criança e espaço em casa

A− A+
foto divulgação
MUITA COR Por ser um espaço lúdico, a brinquedoteca deve ser pensada como um lugar bonito e colorido; e mais: um espaço onde a diversão está liberada para os pequenos

Raquel Santana


Geralmente fazendo parte de escolas ou shoppings, as brinquedotecas agora também ganham espaço dentro das casas. Local ideal para concentrar os brinquedos das crianças, o espaço também foi destaque em várias “Casa Cor” realizadas pelo País. Idealizadas para ser um local exclusivo para a criançada, além de serem amplos, devem ter uma decoração criativa e colorida, além de fácil de ser mantida.
“Hoje em dia o quarto de criança não é mais depósito de brinquedos. Ao construir, as famílias têm tido a preocupação de fazer um espaço exclusivo para os filhos brincarem e se divertirem”, atesta a arquiteta e decoradora araraquarense Denise Gomes. De acordo com ela, as mudanças de hábitos, principalmente em relação aos pequenos, têm mudado o jeito de como as famílias planejam suas casas. “Antes, todos brincavam na rua. Hoje, é muito videogame, então tem de ter um espaço específico na casa para isso”, lembra.
Mas para montar um espaço especial para a diversão, os pais devem levar alguns aspectos em consideração. Dependendo da idade, as necessidades são diferentes. “O ideal é mobiliar de um jeito que dê para trocar os móveis conforme a criança for crescendo”, orienta a arquiteta. “Os pufes, por exemplo, podem ir mudando de acordo com o tamanho do filho e assim por diante”, explica Denise. Outra dica da profissional é usar e abusar das cores nas paredes.
As paredes, aliás, são um item importantíssimo dentro da construção do espaço. “Criança gosta de rabiscar as paredes, então recomendo que se faça uma só para ela pintar. Como isso, vai evitar que ela rabisque outras áreas da casa”, lembra. Mas o que Denise vem observando é que cada vez mais a preocupação com o espaço para a diversão não se restringe somente aos dos filhos, e sim, de toda a família.

Como montar uma brinquedoteca em casa
Em primeiro lugar o local precisa ser claro e arejado.
Nas paredes, pode-se usar cores vivas e muitos personagens de histórias infantis.
Tenha um piso que seja fácil de limpar, bonito e duradouro.
No chão, é bom colocar aqueles tapetes emborrachados porque, assim, se alguma criança cair, não se machucará.
Uma piscina de bolinhas é sempre muito bem-vinda.
Uma mesinha com cadeiras bem coloridas
Uma estante bem colorida para guardar os brinquedos.
Brinquedos de madeira e pedagógicos são perfeitos.
Nada de muitos móveis porque é preciso deixar espaço para as crianças brincarem livremente.
Muito cuidado com o tipo de móvel que colocará na brinquedoteca, os de madeira são os ideais. Evite móveis pontiagudos.
Janelas amplas permitem uma melhor ventilação.


Mais notícias